Dobráveis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barulho na corrente

3 participantes

Ir para baixo

Barulho na corrente Empty Barulho na corrente

Mensagem  alexcoupe Qui maio 31, 2012 11:52 am

Boas pessoal, queria fazer-vos uma perguntita.
a minha dobrável e como a maior parte delas, só tem um carreto á frente, com o pedalar ouço uns estalos na corrente devido ao desalinhamento da mesma com os carretos traseiros. as vossas também fazem isso, já alguém resolveu este problema com outro tipo de corrente?

alexcoupe

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na corrente Empty Barulho

Mensagem  PA Qui maio 31, 2012 12:26 pm

Barulho, só ouvindo

Mas se foi só após a montagem da roda livre nova, verificar;

- Afinação das mudanças (micro ajuste, não sei se o punho Shimano montado possui essa regulação, senão regular o do desviador)
- Compatibilidade da corrente (poderá ser muito larga), neste caso uma corrente pra 8 Vel resolve

Se esse barulho já existia, verificar:

- Estado da pedaleira, empeno e desgaste dos dentes
- Afinação das mudanças (micro ajuste no punho ou no desviador)
- Lubrificação da corrente (atenção quando lubrificar ter em conta que o excesso de oleo é prejudicial), para lubrificar 3 passos;lavar/ lubrificar/ limpar
- Eixo pedaleiro; folga e lubrificação

PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na corrente Empty Re: Barulho na corrente

Mensagem  alexcoupe Qui maio 31, 2012 12:41 pm

O barulho sempre existiu, a meu ver tem a ver com a torção da corrente, pois como só existe um prato á frente a mesma quando fica no carreto menor ou no maior estala, devido ao alinhamento. pois quando fica alinhada com o carreto de trás intermédio não faz qualquer barulho.

alexcoupe

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na corrente Empty Re: Barulho na corrente

Mensagem  PA Qui maio 31, 2012 3:59 pm

É verdade que quando trabalhas no carreto mais pequeno tens torção da corrente, assim como no carreto menor também tens torção da mesma.

Tens varias soluções (apesar de algum barulho ser sempre normal, barulho não são estalos???, estou a falar de cor porque não sei qual o tipo de barulho), contudo pelo que descreves experimenta:

1 - Estive a olhar para a fotografia da tua corrente e realmente está limpa (o que é excelente), assim é só lubrifica-la (colocar óleo só nos pinos de ligação dos elos) e limpar o excesso com um trapo limpo. - Nesta altura do ano utilizo óleo seco porque agarra menos sujidade.

2- Por exemplo, já com o carreto de 7 vel montado;
a) Selecciona a velocidade - 4
b) Coloca-te atrás da bicicleta, e verifica se a corrente está direita ou seja se não efectua nenhuma curva/ torção, se estiver direita está tudo bem - lubrifica só a corrente
c)Se torcer para o lado da roda - lubrifica só a corrente
d)Se torcer para o lado da escora - coloca um eixo maior (aumenta o dobro comprimento da torção), ex torção de 0.5mm, eixo actual 110mm, coloca eixo de 120mm (0.5mm para cada lado - dto / esq)


Avalia resultado


Última edição por Paulo Aroeira em Sex Jun 01, 2012 3:22 am, editado 1 vez(es)
PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na corrente Empty Re: Barulho na corrente

Mensagem  Dobráveis Qui maio 31, 2012 5:22 pm

Nunca notei barulho na minha.
Mas tb eu não tenho desviador, tenho um cubo, por isso não consigo dar o meu feedback, amigo.
Dobráveis
Dobráveis
Admin

Mensagens : 178
Data de inscrição : 11/12/2010
Idade : 50
Localização : Lisboa

http://dobraveis.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na corrente Empty Re: Barulho na corrente

Mensagem  PA Sex Jun 01, 2012 3:04 am

Na b'Twin Hoptown7, não se coloca o problema relatado, pois como ja foi referido anteriormente, neste tipo de transmissão (mudanças de cubo) não existe torção da corrente ou seja a linha de corrente está sempre mantida, dai tambem a longevidade da corrente ser muito maior.
PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na corrente Empty Re: Barulho na corrente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos