Dobráveis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ruído no quadro Vitesse D7

4 participantes

Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Sérgio Marqiues Seg Out 08, 2012 9:08 am

Boas.

Tenho notado um ruído no quadro da minha Dahon Vitesse D7.

Um dia lembrei-me e pus massa consistente no quadro (frame latch).Burrice!!!
Mal andei nela notei um ruído. Não é constante e só aparece de vez em quando.
Comprei um spray que limpa correntes, etc. apliquei várias vezes no quadro, e apertei mais um bocado a dobra.

O barulho passou. Contudo, faço uns Km´s com ela, e lá volta o barulho.
Tenho reparado, que na parte de dentro da dobra, "nasce" uma crosta com o andamento. Lá aplico o spray, limpo a crosta e o barulho lá desaparece.

Aqui está uma desvantagem de não ter uma loja oficial a onde levar a bicla para verificar este assunto.
A próxima vez que for a Lisboa, marco uma revisão na biclas.


C.tos
Sérgio Marqiues
Sérgio Marqiues

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/07/2012

http://dahontrips.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Sérgio Marqiues Seg Out 15, 2012 9:52 am

Boas.

Problema solucionado. Quando puder vou fazer uma demonstração de como lubrifiquei o meu quadro, e resultou.
Depois de alguma pesquisa consegui perceber como funciona o frame latch da Dahon.

C.tos
Sérgio Marqiues
Sérgio Marqiues

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/07/2012

http://dahontrips.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Dobráveis Seg Out 15, 2012 1:10 pm

Tenho uma amiga com esse problema e que ainda não conseguiu ser solucionado.
Nem mesmo um dos revendedores da Dahon o conseguiu.

Este tipo de barulhos e rangeres são extremamente incomodativos.
Quando puderes partilha Wink

Abraço.


Última edição por Dobráveis em Sáb Out 27, 2012 10:11 am, editado 1 vez(es)
Dobráveis
Dobráveis
Admin

Mensagens : 178
Data de inscrição : 11/12/2010
Idade : 51
Localização : Lisboa

http://dobraveis.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Sérgio Marqiues Ter Out 16, 2012 3:29 am

Combinado.

Resumindo, WD 40, massa consistente e um produto para por nos parafusos, cuja marca é da Pattex. Julgo que este último produto é o mais importante. Se investigares na net vais encontrar referências ao produto Loctite 222. O único sitio onde encontrei este tipo de produtos foi na Norauto. O empregado conhecia muito bem o Loctite 222, mas já não havia. Tive de trazer outro de marca diferente - Pattex - 10€.

Depois envio imagens, mas fiz o seguinte procedimento:

1º WD 40 por todo o quadro. Deixei secar bem.

2º Desapertei o trinco que tem 2 parafusos. Apliquei o produto Pattex e aparafusei logo. Ter em atenção que o aperto deve ser o ideal, ou seja, mal aparafusei o trinco, montei a bicla para ver se o aperto estava com a força suficiente, para não ter de apertar depois de o produto secar. O produto demora 12 hora a secar e serve para evitar ruídos, e para prender melhor o aperto. Depois de estar seco nota-se de facto que nada mexe e nada está solto, como dantes.

3º Pus uma camada insignificante de massa consistente, apenas nas paredes e nas partes mais distantes/laterais.

Depois desta lubrificação fiz a viajem Porto-Póvoa, e só na volta notei que o rufio lá estava novamente, mas apenas aparecia nas subidas, esporadicamente e nada como dantes.
Julgo que esta lubrificação se deve tornar a fazer de vez em quando. Ainda estou numa fase experimental até porque estas questões mecânicas são novidades para mim.

Quando tiver disponibilidade vou tirar fotos e tentar fazer legendas.

C.tos
Sérgio Marqiues
Sérgio Marqiues

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/07/2012

http://dahontrips.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  PA Qua Out 17, 2012 1:11 pm

Desculpa intrometer-me neste assunto.

O barulho que referes deve-se à falta de "rigidez" do tubo central, ou seja deve-se à torção da parte posterior da bicicleta com a parte anterior, alias se efectuares a seguinte experiência iras verificar o que te digo, com a bicicleta parada contra uma parede (roda da frente) alivia ligeiramente o fecho e põe-te em cima dos pedais e tenta torcer o guiador para um e outro lado, agora faz o mesmo com o fecho completamente fechado.

Resumo, para solucionar esse barulho tens de ir experimentando diversas tensões de aperto do fecho do quadro

PA
PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Sérgio Marqiues Qui Out 18, 2012 3:19 am

Boas PA.

Obrigado pela resposta e sugestão, vou experimentar.
No entanto antes de testar esta lubrificação, posso afirmar que quanto mais tensão o fecho tinha mais barulho fazia. Para já não posso afirmar com certeza que o barulho é por falta de rigidez, mas que o produto que pus nos parafusos resultou, ai isso resultou. O próprio ruído não parecia de falta de rigidez, mas antes um estalo do fecho, e julgo que nos parafusos.
Mas como já disse ainda tenho de ter mais algum tempo para avaliar.

Só para teres uma ideia, quando fiz o trajecto Porto - Póvoa (passei por muito paralelo), e após 40 km, nomeadamente na vinda, nas subidas senti o estalo novamente e pelo caminho apertei mais o fecho para testar, mais ou menos meia volta, e julgo que a fricção no parafusos diminuiu, e até pode ser impressão minha, mas o ruído apareceu mais frequentemente.

Fazes muita força a fechar e a abrir o fecho? Julgo que não deve estar muito apertado.
Lembro-me que quando tirei a minha Dahon da caixa, verifiquei que no aperto dos parafusos, existia uma espécie de massa. Não lhe mexi. Na altura o fecho não me pareceu com grande tensão e não fazia barulhos, até eu ter a brilhante ideia de por massa consistente por todo o aperto!!! A partir desse momento o quadro começou a fazer barulho.

Mas como já referi é um assunto ao qual vou estar atento!!!

C.tos
Sérgio Marqiues
Sérgio Marqiues

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/07/2012

http://dahontrips.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Sérgio Marqiues Qui Out 18, 2012 7:20 am

Boa PA.

Já testei isso da parede e nem 1 ruído.
Quando te respondi nem reparei que a tua bicla é uma Hoptown 5, por isso o fecho é diferente...

Hoje à tarde vim de bicla para o trabalho, já adquiri umas calças impermeáveis...já estava com saudades, já lá iam 2 dias!!!

C.tos
Sérgio Marqiues
Sérgio Marqiues

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/07/2012

http://dahontrips.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  PA Qui Out 18, 2012 2:55 pm

Viva

Sérgio, não falei em apertar muito, disse para experimentares diversas tensões, neste caso o facto de ser uma Hoptown ou uma Dahon é relativamente indiferente, pois ambas são de alumínio, logo os tubos tem secções grandes, se reparares na imagem que o Dobráveis tem aqui na pagina inicial, verificas que o contacto é efectuado com superfícies grandes, a torção é limitada pelo eixo da dobradiça ajudado pelas "abas" da superfície anterior, o fecho só tem a função de manter a bicicleta aberta, dai que com o fecho bloqueado/ ou fechado quando pedalas existe torção como as superfícies são grandes e "não efectuam o contacto a 100%" , o eixo da dobradiça também é grande (logo são como grandes alavancas ), logo provocam forças grandes.

Se colocares um bocado de tecido a envolver toda a superfície de contacto, e fechares a bicicleta, vais reparar que não tens nenhum barulho, e ai compreenderas melhor o que tento transmitir.

Por exemplo a Brompton, tem tubos de aço, como habitualmente a secção é inferior, dai o eixo da dobradiça ser mais pequeno (também está colocado mais à frente), mas se reparares o sistema de fecho funciona também como bloqueio dai teres uma rigidez maior, podíamos falar das diferenças entre aço e alumínio no que diz respeito à rigidez dos matériais, mas vamos considerar irrelevante para este caso.

PA
PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Sérgio Marqiues Sex Out 19, 2012 4:18 am

Boas.

Mais uma vez obrigado pela explicação.

Gostava que vissem o meu recente projecto, um blog dedicado às minhas viagens.
Lá vão encontrar a página "Manutenção" onde mostro imagens demonstrativas da manutenção que fiz no meu quadro. Se acharem necessário fazer algum comentário critico por favor estejam à vontade, pois posso estar a dizer uma barbaridade.


Espero que gostem:

http://dahontrips.wordpress.com/


C.tos


Última edição por Sérgio Marqiues em Seg Out 29, 2012 8:15 am, editado 1 vez(es)
Sérgio Marqiues
Sérgio Marqiues

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/07/2012

http://dahontrips.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Sérgio Marqiues Sex Out 19, 2012 5:33 am

Boas.

Esqueci-me de referir uma situação. Nas superfícies interiores, nomeadamente na parte superior, é costume vos aparecer uma espécie de crosta? Mesmo antes de usar massa consistente isto acontece, por isso não é consequência de usar este produto.
Já reparei há algum tempo que esta situação é frequente. Aplico o WD-40 e tento limpar sempre esta camada, que custa a limpar e que parece não ficar 100% eliminada.
Julgo que este também pode ser um motivo que provoca ruídos!!!

C.tos
Sérgio Marqiues
Sérgio Marqiues

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/07/2012

http://dahontrips.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Sérgio Marqiues Sex Out 26, 2012 7:55 am

Dobráveis, já foi resolvido o ruído na bicla da tua amiga?
Ontem fiz 30 Km e nem 1 ruído.
Hoje no regresso a casa para almoçar, começou a fazer ruído novamente. Pus mais um pouco de produto no parafuso (sem desapertar, apenas nas extremidades), deixei secar 15 minutos e apertei mais o fecho. No caminho para o trabalho o ruído já lá não estava.

C.tos
Sérgio Marqiues
Sérgio Marqiues

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/07/2012

http://dahontrips.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  vhugocosta Sex Out 26, 2012 7:42 pm

Falando por experiência própria a minha OTte tambem faz ruidos, e normal que isso aconteça, normalmente eu não mexo no fecho, lubrifico a dobradica com oleo sevco e fica resolvido. Também nao posso esperar muito do que tenho, quando tiver a minha DAhon para o mês que vem seguramente que vou ser mais exigente.

Em vez desses produtos experimenta Finish line, teflon seco. No teu caso tens um problema de friccao, contato entre metais de forma constante.

A tal sujidade acumulada, resulta da friccao juntamente com poeiras.

Espero que ajude.
vhugocosta
vhugocosta

Mensagens : 62
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro / Vila Nova de Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Sérgio Marqiues Sáb Out 27, 2012 11:13 am

OK, irei experimentar, obrigado.

Esse "Finish line, teflon seco" é um produto da marca Finish Line e referência teflon seco?

C,tos
Sérgio Marqiues
Sérgio Marqiues

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/07/2012

http://dahontrips.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Sérgio Marqiues Ter Out 30, 2012 9:44 am

Boas.

Já comprei O finish line teflon seco na Sport Zone.
Hoje não vim trabalhar de bicla e fiz a manutenção na hora de almoço.
Amanhã já vejo se não faz barulho.

Até agora posso dizer que com uma limpeza na dobradiça e nova lubrificação (ilustrada no meu blog: http://dahontrips.wordpress.com/manutencao/) o quadro deixa de fazer barulho durante uns Km, talvez uns 60 km´s!! Ora no meu caso que faço muito rapidamente esses Km´s é chato estar sempre a mexer.

C.tos
Sérgio Marqiues
Sérgio Marqiues

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/07/2012

http://dahontrips.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  vhugocosta Ter Out 30, 2012 7:32 pm

Depois conta-nos se resolveu, se não der sempre podes lubrificar a corrente, que é para isso que realmente serve na verdade.

Cumps.
vhugocosta
vhugocosta

Mensagens : 62
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro / Vila Nova de Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Sérgio Marqiues Qua Out 31, 2012 3:41 am

Bom dia.

Hoje vim trabalhar com a bicla. Para já nem 1 ruído. Mas ainda é muito cedo para afirmar que resulta, uma vez que só fiz 2 km!
Aproveitei e lubrifiquei a corrente. Posso dizer que o produto é bom pois as mudanças ficaram mais suaves, a par de ter uma corrente com aspecto muito mais limpo, uma vez que o óleo borrata tudo.

Obrigado e C.tos.
Sérgio Marqiues
Sérgio Marqiues

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/07/2012

http://dahontrips.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Sérgio Marqiues Dom Nov 04, 2012 10:02 am

Boas vhugocosta.

Obrigado mais uma vez pela recomendação do produto Finish line. Nem 1 ruído durante todo o caminho até Santiago. Volto a repetir, nem 1 ruído.
Muita chuva, muita lama e nada, impressionante!!!!
Não quis arriscar e à noite apliquei sempre o Finish Line no quadro (foram 2 noites).
Quanto à aplicação na corrente este produto para chuva parece pouco recomendável. Contudo, com as condições do terreno e atmosféricas a que foi sujeita não há milagres.


C.tos
Sérgio Marqiues
Sérgio Marqiues

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/07/2012

http://dahontrips.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  vhugocosta Dom Nov 04, 2012 2:01 pm

Sérgio Marqiues escreveu:Boas vhugocosta.

Obrigado mais uma vez pela recomendação do produto Finish line. Nem 1 ruído durante todo o caminho até Santiago. Volto a repetir, nem 1 ruído.
Muita chuva, muita lama e nada, impressionante!!!!
Não quis arriscar e à noite apliquei sempre o Finish Line no quadro (foram 2 noites).
Quanto à aplicação na corrente este produto para chuva parece pouco recomendável. Contudo, com as condições do terreno e atmosféricas a que foi sujeita não há milagres.


C.tos

Valter = vhugocosta

Bem se numa viagem dessas resultou, então impecável..

Quanto ao que falas da corrente é normal, esse lubrificante é para ser usado no verão ou no tempo seco, para o inverno existem outros especificos mais resistentes a chuva, lama etc.

Cumps
vhugocosta
vhugocosta

Mensagens : 62
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro / Vila Nova de Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Ruído no quadro Vitesse D7 Empty Re: Ruído no quadro Vitesse D7

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos