Dobráveis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentação de João veiga

3 participantes

Ir para baixo

Apresentação de João veiga Empty Apresentação de João veiga

Mensagem  jveiga Seg Mar 11, 2013 4:30 pm

Boas!

As bicicletas são uma paixão de longa data; as "dobráveis" um fetiche recente Very Happy

Depois do BTT, do ciclismo e das respectivas “máquinas”, chegaram à garagem, de uma assentada, três dobráveis: duas Dahom Vitess e uma BH Ibiza. A primeira foi por graça (para ver se gosto) as outras por convicção (era isto que eu necessitava). Acaba a penosa tarefa de colocar suportes e barras no carro para uma tarde de pedalada em família.

Para que adora bicicletas e passa horas a afiná-las, limpá-las, oleá-las … em suma, a amá-las, é necessário começar a personalizar a dita porque a nossa bicicleta não pode ser igual às outras. A minha Vitess já conta com uns magníficos travões Avid Single Digit 7 com Manettes Speed Dial, uns selim BBB para poupar a próstata e uns punhos ergonómicos da mesma estirpe (prometo umas fotos para breve).

No meio destas andanças de personalização, deu-me um amigo a notícia que a loja que representa a Dahon não vende peças nem dá informações técnicas sobre a bicicletas que vende. Quem as quiser que vá a loja. Não acreditei mas confirmei: o email era fidedigno. Eis algo completamente estranho a meio mudo que conheço, que sempre fez a manutenção das suas próprias bicicletas, quer no ciclismo, quer no BTT. As dobráveis são outro mundo? Por exemplo, se quiser saber o rácio de um desviador Neos 2.0 ou Neos Rapidrise (pode ser 1:1 ou 2:1) para poder alterar o manípulo de mudanças, vá com a bicicleta à loja. Se quiser comprar um desviador para montar, idem. Que decepção. Esta gente ainda não percebeu que o mundo é ficou pequeno e (há tantas lojas online) e quem vive em Castelo Branco, por exemplo, não compra uma Bicicleta em Lisboa se souber que tem de deslocara a loja se a quiser reparar. Adiante.

Agora é esperar que o tempo melhore (já estou em regime burguês) para ir trabalhar de bicicleta (de Vila Franca de Xira, entre comboios, até Lisboa). Vai ser um sucesso e um enorme prazer que, embora uma só vez, já pude experimentar.

Até breve,

João Veiga
jveiga
jveiga

Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 56
Localização : Vila Franca de Xira

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de João veiga Empty Salvo?

Mensagem  jveiga Seg Mar 11, 2013 7:11 pm

http://www.evanscycles.com/categories/components/folding-electric-bike-spares

Conhecem?

JV
jveiga
jveiga

Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 56
Localização : Vila Franca de Xira

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de João veiga Empty Re: Apresentação de João veiga

Mensagem  Mario JP Ter Mar 12, 2013 9:26 am

Bem-vindo. Também sou recente por aqui. É óptimo ter parceiros que percebam da parte técnica já que podem ajudar muito quem só percebe de lazer Smile, até porque, como muito bem fez notar, há quem só preste informação a quem se desloque à loja !!! Mad


Mario JP

Mensagens : 88
Data de inscrição : 08/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de João veiga Empty Re: Apresentação de João veiga

Mensagem  jveiga Ter Mar 12, 2013 10:42 am

Caro Mário:

Obrigado pelas boas vindas. Não sou propriamente um mecânico de bicicletas mas gosto muito de "perder" umas horas na garagem a bruni-las.

Quanto às lojas, fico sempre irritado com estas manifestações monopolistas, que creio não trazerem benefício a ninguém, nem representarem aumento dos negócios. Se esse é o fito, o tiro sai pela culatra.

Há ainda um detalhe: não vender as peças é uma coisa (má, por sinal) não dar a especificação de um componente é péssimo. Talvez até haja um problema de ordem legal (a ver vamos).

Quanto aos rácios do desviador pelas buscas que fiz creio que o Neos RapidRise, que equipa a Vitesse et al., é 1:1. Significa, se estiver correcto, que não funciona com Shimano (desviadores e shifters com rácio 2:1). A maioria dos modelos da Sram são 1:1 e servem perfeitamente.

JV
jveiga
jveiga

Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 56
Localização : Vila Franca de Xira

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de João veiga Empty Dahon Neos

Mensagem  PA Dom Mar 17, 2013 6:20 pm

DAHON NEOS - 2:1 como os Shimano

A SRAM fabrica comandos de mudança, 1:1 (SRAM) e 2:1 (compativel Shimano)

Nocaso do Neos convem ser invertido, ou seja solta cabo para a roda (1ª velocidade)

PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de João veiga Empty Re: Apresentação de João veiga

Mensagem  jveiga Dom Mar 17, 2013 7:17 pm

Caro PA:

Ambos os Neos têm essa relação (2:1)? Já perdi horas a pesquisar sobre o assunto e ainda não consegui confirmar uma referência que li, salvo erro o fórum da Dahon, em que se dizia que o antigo (este: http://www.dahon.com/technology/dahon-neos-rear-derailleur) é 1:1 e o Neos 2.0 (este: http://www.dahon.com/components/dahon-neos-20-derailleur) é 2:1.

O meu problema decorre do facto de ter comprado uma Dahon Vitess D7, em segunda mão, com Neos antigo, que vinha equipada com um manipulo Sram x5 de 9 velocidades. Claro que completamente desafinada. O vendedor "jura" que veio assim da loja. Se veio, são muito incompetentes. Quando quis confirmar o rácio do desviador, por telefone o mecânico disse-me que era 1:1. Acabei por tirar o manipulo e substituir por um Sram grip shifter MRX, que está a funcionar bem. O problema é que eu não gosto muito do sistema e queria montar manipulo mas não sei qual. Se tiver uma sugestão agradeço.

Cumprimentos,

João Veiga
jveiga
jveiga

Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 56
Localização : Vila Franca de Xira

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de João veiga Empty Desvoador Neos

Mensagem  jveiga Dom Mar 17, 2013 7:46 pm

Ps
Penso que dissipei as minhas dúvidas. A Vitesse traz um shifter Sram MRX Comp RapidRise que é Shimano compatível, logo 2:1.

JV
jveiga
jveiga

Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 56
Localização : Vila Franca de Xira

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de João veiga Empty NEOS

Mensagem  PA Seg Mar 18, 2013 7:04 am

VIVA JVEIGA

De modo muito simplificado, os manipulos de mudança na SRAM, quando designados por numeros relação 1:1, quando letras/ nomes 2:1, assim;
x3, x5, x9 etc - 1:1 (compativel Desviadores SRAM)
MRX, Atack, Roquet, etc - 1:2 (compativel desviadores Shimano)

Isto só se aplica aos comandos de mudança traseiros, pois para a frente é indiferente por exemplo um X7 ou um Atack ou mesmo um Shimano.

PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de João veiga Empty Afinada ;)

Mensagem  jveiga Ter Mar 19, 2013 5:26 pm

Boas:

Afinada, finalmente. Com um shifter Shimano Altus parece um relógio suíço. Confirmei com quem me vendeu e a bicicleta e, ao que parece, foi comprada na loja com um shifter Sram X5. O mais caricato é que o mecânico da dita me garantiu, ao telefone, que o desviador era 1:1. Uma dupla impossível de "casar". Obrigado pela ajuda; já estava a desesperar e amaldiçoar o desviador.

Apresentação de João veiga P1060839nq

Apresentação de João veiga P1060833m

JV

jveiga
jveiga

Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 56
Localização : Vila Franca de Xira

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação de João veiga Empty Re: Apresentação de João veiga

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos