Dobráveis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hoptown 7 vs Dahon speed D7

+2
Julio Santos
Caldeirao
6 participantes

Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  Caldeirao Sáb Nov 03, 2012 5:47 am

Olá a todos,
Já estou bem esclarecido ao nível da gama mais acessível, graças a este fórum.

Assim passo as dúvidas para um nível acima:
Se tivessem um orçamento de 500€ qual seria a vossa opção? Deixo aqui duas que me agradam, no entanto podem indicar outras que fossem vossa escolha.

HOPTOWN 7:
http://www.decathlon.co.uk/hoptown-7-id_8178889.html

DAHON SPEED D7:
http://plegabike.com/cast/speedd707.html
http://www.biclas.com/info/bicicleta.php?id=1603&subm_ini= (Loja portuguesa)

Grato e cumprimentos
Caldeirao
Caldeirao

Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/10/2012
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  Julio Santos Sáb Nov 03, 2012 6:04 pm

Já andei com uma dahon speed 7 emprestada e tenho uma hoptown5. Se pudesse escolher entre a dahon e a hop7 ia para a dahon sem dúvida. O quadro em aço cromoly pode ser ligeiramente mais pesado mas não é assim tanto e o conforto extra compensa. A qualidade geral dos componentes e da coluna de direcção tb me parecem melhores na dahon.
A única coisa que pende a favor da hoptown 7, na minha opinião, talvez sejam as mudanças de cubo, mas isso é uma escolha tua.
cumps,
Júlio

Julio Santos

Mensagens : 43
Data de inscrição : 08/08/2012
Localização : Algés

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  Julio Santos Sáb Nov 03, 2012 6:16 pm

Já agora, para acrescentar ao post anterior, queria apenas relembrar que os quadros em cromoly (aço com crómio molibdénio) apesar de serem mais pesados que os de alumínio são mais resistentes à fadiga e mais confortáveis por ser um material mais flexível. Têm tb a vantagem de poderem ser reparados mais facilmente em caso de necessidade.
Eu tenho uma velhinha btt scott peak com quadro em cromoly 4130 - o mesmo dessa dahoh. Tenho reparado que esse material é tb usado para bicletas de street e freeride. Ou seja, teoricamente será muito resistente.
Gosto tanto dos quadros de cromoly que não resisti a uma pechincha (quase oferta) e recentemente comprei uma velhinha, e impecavel, Giant Terrago, tb em cromoly. Infelizmente a industria das bicicletas parece ter-se rendido quase exclusivamente ao alumínio...
Nem todos os quadros em aço são bons, mas quando são, é mesmo um feeling diferente rolar neles Wink

Julio Santos

Mensagens : 43
Data de inscrição : 08/08/2012
Localização : Algés

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  PA Sáb Nov 03, 2012 6:33 pm

As D. Speed nada têm a ver com a Hop 7, pois esta ultima tem mudanças de cubo, alias a unica diferença para a Hop 5 é mesmo esta e devido a esse facto ter dropouts horizontais de forma a ser possivel esticar a corrente, o resto selim, punhos, cor são promenores esteticos, alias tem dois promenores a mais em relação à Hop 5, grelha traseira e saco transporte.

Assim tecnicamente tens de comparar a Hop 5 com, D. Vitesse/ Mu/ Speed, Oyama Rockaway, etc, que são todas de gamas diferentes, mas comparaveis.

Alias se vires a Oyama, o quadro é exactamente igual ao da Hop., monta um fecho mais moderno do que o arcaico mas eficiente da Hop., vê o preço de qualquer modelo da Oyama depois conclui
PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  PA Sáb Nov 03, 2012 7:06 pm

Gostaria só de acrescentar, que um quadro de qualidade em cromoly não é mais pesado que o de aluminio, pois a secção dos tubos em aluminio é muito maior, estou a falar no universo das dobraveis até aos 1000€, porque acima deste patamar tens por ex. as Verge e as Dahon X10 que são em aluminio e campeãs do peso (dobraveis)
PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  vhugocosta Dom Nov 04, 2012 2:14 pm

Eu acho já que ultrapassas-te a fase da definição do orçamento disponivel, o primeiro que tens de fazer para que as pessoas te possam ajudar é explicares qual vai ser o uso que lhe vais dar.

O facto das pessoas quererem comprar um dobravel pode ser pelas variadas razões, comuting, falta de espaço ou onde guardar um bicicleta, poderes leva la para onde queres sempre que vas viajar, cicloturismo....cada um com o seu, e so depois de sabermos isso é que a nossa opinião será enfocada no que pretendes. E claro uma opinião pessoal, senão as respostas sao demasiado gratuitas e focadas em gostos pessoais.

Não te esqueças também de referir o que mais prezas, ou gostavas de ter numa dobravel, que não seja o preço.

Apartir daí espero poder ajudar.

Cumps
vhugocosta
vhugocosta

Mensagens : 62
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro / Vila Nova de Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  Caldeirao Seg Nov 05, 2012 2:40 am

Olá bom dia,
A minha escolha por dobrável está decidida por algumas das razões apresentadas pelo Valter, falta de espaço, portabilidade e gosto efetivo pelo tipo de bicicleta. O uso rotativo será efetuado maioritariamente dentro da cidade, maioritariamente plana com dois ou três desníveis um pouco mais acentuados e aproximadamente 20 ou 30 km diários.
O que mais gostava na dobrável:
Estética - Cor preta embora este ponto seja o mais irrelevante
Acessórios - porta cargas traseiro
Mecânica - gosto do que li sobre o cubo nexus e da ideia de limpeza e despreocupação deste equipamento.
Estrutura - dada a minha falta de conhecimento sobre o assunto tenho algum receio sobre a qualidade das "dobragens", será que aquilo passado pouco tempo não fica com folgas...(dúvida básica, mas provavelmente aceitável em quem nunca pedalou numa dobrável). Dadas as leituras efetuadas até agora a Dahon será a que apresenta melhor qualidade no capítulo da estrutura do quadro.
Geral - O ponto que mais me preocupa é a qualidade dos componentes da bicicleta, por isso procuro uma bicicleta de qualidade sem ser topo de gama (o preço é condicionante), daí ter indicado os modelos na base deste tópico.

Há várias opiniões sobre a boa qualidade das hoptown e respetiva assistência da Decathlon mas regra geral preferir-se-ia uma Dahon.
Caldeirao
Caldeirao

Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/10/2012
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  vhugocosta Seg Nov 05, 2012 12:44 pm

Caldeirao escreveu:Olá bom dia,
A minha escolha por dobrável está decidida por algumas das razões apresentadas pelo Valter, falta de espaço, portabilidade e gosto efetivo pelo tipo de bicicleta. O uso rotativo será efetuado maioritariamente dentro da cidade, maioritariamente plana com dois ou três desníveis um pouco mais acentuados e aproximadamente 20 ou 30 km diários.
O que mais gostava na dobrável:
Estética - Cor preta embora este ponto seja o mais irrelevante
Acessórios - porta cargas traseiro
Mecânica - gosto do que li sobre o cubo nexus e da ideia de limpeza e despreocupação deste equipamento.
Estrutura - dada a minha falta de conhecimento sobre o assunto tenho algum receio sobre a qualidade das "dobragens", será que aquilo passado pouco tempo não fica com folgas...(dúvida básica, mas provavelmente aceitável em quem nunca pedalou numa dobrável). Dadas as leituras efetuadas até agora a Dahon será a que apresenta melhor qualidade no capítulo da estrutura do quadro.
Geral - O ponto que mais me preocupa é a qualidade dos componentes da bicicleta, por isso procuro uma bicicleta de qualidade sem ser topo de gama (o preço é condicionante), daí ter indicado os modelos na base deste tópico.

Há várias opiniões sobre a boa qualidade das hoptown e respetiva assistência da Decathlon mas regra geral preferir-se-ia uma Dahon.

Boas,

Assim já tudo se torna mais fácil...Mas vamos ponto por ponto.

Estética: Isso da cor não tens grande hipotese, as escolhas são limitadas.

Acessórios: Em qualquer modelo podes colocar um portacargas traseiro, uns melhores outros piores mas vai tudo bater no mesmo. Há excepção de alguns que incluem rodas para facilitar o transporte quando dobrável. Mas pelo que percebi isso não é importante.

Mecânica: A questão do cubo interno realmente é pertinente mas é um preço a pagar por essa comodidade e limpeza, embora no campo da limpeza não percebo muito bem ao que no geral as pessoas se referem, ainda se fosse de Cardans ou correia em Kevlar...

Se estás disposto a pagar esse preço então limitas as tuas escolhas ainda mais o que por um lado é bom. Agora será que precisas de 3, 7 ou 8 velocidades? Só tu poderás dizer.

Estrutura: Na minha opinião qualquer modelo que reúna os requisitos ainda por cima de mudanças internas tem um sistema testado e eficaz, uns mais avançados do que outros mas cumprem a função a que se destina.

Quanto as escolhas dentro do que pretendes, em Portugal não tens muitas, tens a DAHON muito mal representada na minha opinião e tendo por base a minha experiência pessoal (basta dizer que enviei um email a pedir cotação e disponibilidade á mais de 1 mês e nem uma resposta tive), a DECATHLON que eu confio e a Brompton que são campeãs em circuitos urbanos e comuting embora limitadas ao nível de performance e um preço elevado. Depois tens outras marcas como a NORDIC, a OTTE e muitas outras que não se percebe muito bem como aparecem mas que não deixam de ser uma opção válida.

Quanto ás escolhas, que apresentas-te quem tem as HOPTOWN poderá dar-te uma opinião mais válida, é claro que a DAHON é mais evoluida tecnológicamente, veja-se o fecho central, mas será que compensa o valor acrescido? O sistema MAGNETIX é muito bom, mas vais fazer uso? Uma tem quadro em aluminio a outra em aço tirando o peso que pode ser que nem se note prefiro aço cromoly. A Hoptown vem equipadissima, menos um custo extra, o que também conta.

Posso é dar-te mais umas opções, mas que de certeza que já as viste:

http://www.plegabike.com/cast/vitessed3.html
http://www.plegabike.com/cast/rood3.html

Nishiki Nautic, quadro DAHON dos antigos.
http://www.hellobikes.com/tienda-bicicletas-a/07018/ficha/Bicicleta-Plegable-Nishiki-Nautic-D5-7V.html

AMAT - Não muito eficaz de se transportar dobrada..
http://www.abantbikes.com/b2c/index.php?page=pp_producto.php&md=0&ref=amat-nautic-aluminio-sturmey

Como já deves ter reparado se fores até espanha aí tens opções que nunca mais acabam, desde a NORAUTO que tem uns modelos interessantes, a GOTTY que parece que até que é Portuguesa, a TERN familia da DAHON (literalmente), AMAT, Monty etc, etc, etc.

Resumindo, se podes comprar mais caro, certamente que compras melhor, agora vais realmente tirar proveito do vaor acrescentado? Eu por exemplo optei por comprar o mais barato que encontrei tendo em conta o peso, ter velocidades e dimensões. Vi que gostei por isso agora vamos em frente para o passo seguinte, e por já ter experiência já sei o valorizo e o que não.

Já agora qual o preço da HOPTOWN?

Espero ter ajudado.


vhugocosta
vhugocosta

Mensagens : 62
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro / Vila Nova de Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  vhugocosta Seg Nov 05, 2012 8:03 pm

Lembrei-me destas duas:

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=55561

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=55567

Reparaste no desconto?

Se te serve era de aproveitar, o preço e imbativel, venha DAHONS ou TERN.

De todas as que falamos, se 3 vel te serve nao pensava duas vezes.



vhugocosta
vhugocosta

Mensagens : 62
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro / Vila Nova de Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  Caldeirao Ter Nov 06, 2012 3:00 am

Valter, Muito obrigado por toda esta informação, é sem dúvida uma boa ajuda.

A Hoptown 7 custa 500€.
O que é o sistema Magnetix?

"Eu por exemplo optei por comprar o mais barato que encontrei tendo em conta o peso, ter velocidades e dimensões. Vi que gostei por isso agora vamos em frente para o passo seguinte, e por já ter experiência já sei o valorizo e o que não."
Pelo que escreveste presumo então que se o teu orçamento fosse 500€ optarias por uma Oyama dado o desconto, tem o contra do peso (moro num 3º andar sem elevador...) e em segundo lugar pela vitesse D3, correto?

Cumprimentos
Caldeirao
Caldeirao

Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/10/2012
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  vhugocosta Ter Nov 06, 2012 3:49 am

O sistema Magnetix consiste em dois imans colocados nos eixos dianteiro e posterior que faz com que com a bicicleta dobrada possas pegar nela a vontade sem que ela se abra, o que facilita muito o transporte como deves imaginar. Que eu tenha conhecimento so as Dahons e as tern e que tem este sistema. Porém podes sempre substituir por uma cinta em velcro.


Quanto ás escolhas, a oyama está imbativel, e quanto ao peso não me parece que seja nada de mais, com acessórios seja qual for vai tudo bater nos 12 ou 13 kg.

Da uma vista de olhos nestes dois sites:

http://www.nycewheels.com/ - tens muitos videos do genero de reviews que ajudam a perceber as diferenças entre os modelos.

Procura no youtube um canal chamado datbikes ai tens os pesos reais das bicicletas para perceberes que muitas vezes o que indicam nada tem haver com o real.

vhugocosta
vhugocosta

Mensagens : 62
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro / Vila Nova de Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  PA Ter Nov 06, 2012 1:00 pm

A discrição do sistema magnetix está correta, pessoalmente que dodbro a minha todos os dias acho-o imprescindivel pelas razoes mensionadas, a Hoptown 5/7 são compativeis com este sistema (já trazem a furação), alias como podes ler em posts muito anteriores, tanto eu como o Dobraveis temos o sistema magnetix montado nas nossas bicicletas.
O sistema é vendido pela Biclas.
PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  vhugocosta Ter Nov 06, 2012 3:36 pm

Sabia que a Dahon vendia isso em separado, agora que dava para montar em outros modelos não pensei que fosse tão simples. Já agora qual é preço dessas peças?
vhugocosta
vhugocosta

Mensagens : 62
Data de inscrição : 19/10/2012
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro / Vila Nova de Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  PA Qua Nov 07, 2012 7:46 am

Hugo, não disse todos, mas sim b'Twin Hoptown 5/7 que já trazem furação.

http://www.biclas.com/info/bicicleta.php?id=1191&campo=

Arredondamento - 20€, mas justifica o investimento
PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  joanaE Qua Nov 07, 2012 5:19 pm

Em relação aos magnéticos da Dahon, são fáceis de colocar (para uma pessoa que tenha noções muito básicas de mecânica...)? é só aparafusar?

joanaE

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty MGNETIX da DAHON

Mensagem  PA Sex Nov 09, 2012 3:21 am


Nas b'Twin hoptown 5/7 é muito facil, noutras bicocletas não faço ideia.

imagem, http://www.thecyclopedia.com/resources/Magnetix-for-Dahon.png
PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  Sérgio Marqiues Sáb Nov 10, 2012 11:59 am

Boas.

Na altura de comprar a minha dobrável também tive muitas dúvidas.

Eu optei por comprar uma Dahon Vitesse D7. Comprei via ebay nova por cerca de 500,00 €. Na altura que andava a pesquisar eram umas poucas a este preço (portes incluídos). Para quem quer arriscar, e este arriscar é somente na garantia, que compre no ebay pois é 99,99 % seguro. Como em tudo há vantagens e desvantagens.

Se pesquisarem no ebay UK, vão reparar que existem Dahons usadas a preço de saldo. Pena que não enviem para fora de Inglaterra. É uma boa opção para quem a vá lá levantar Smile.
Neste momento estou satisfeito e só posso falar bem desta bicicleta.

Aqui fica mais uma sugestão.

C.tos
Sérgio Marqiues
Sérgio Marqiues

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/07/2012

http://dahontrips.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hoptown 7 vs Dahon speed D7 Empty Re: Hoptown 7 vs Dahon speed D7

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos