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Compra de uma dobrável

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Mensagem  jmnp Sáb Mar 16, 2013 4:57 am

Olá a todos, Smile

Esta é a minha primeira mensagem neste fórum. Admito que é uma mensagem interessada, pois venho aqui pedir alguns conselhos. Decidi comprar uma bicicleta dobrável, já há algum tempo que penso nisto, mas agora decidi concretizar mesmo. O meu objectivo com ela é relativamente simples: deslocar-me todos os dias para o trabalho, que fica a cerca de 7 km da minha casa, com algumas encostas pelo meio. Portanto seriam 14 km diários (ou quase diários, pois tenho a sorte de ter um emprego que me permite trabalhar em casa quando quero), mais uns kms de vez em quando quando for beber umas jolas com amigos. Os meus critérios são os seguintes:

- cerca de 14 km diários, como referi
- não muito cara: gostava de não ultrapassar os 300 euros
- capaz de aguentar a minha altura: 1m81
- relativamente boas mudanças para poder subir as encostas à vontade (até pensei comprar uma eléctrica dobrável para me ajudar, mas fica mesmo caro e iria sentir-me um pouco comodista - embora pudesse ser uma boa opção para não chegar ao local de trabalho todo suado Embarassed )
- um belo bónus seria um bom serviço pós-venda, porque a nível de técnica e reparações não conheço nada de bicicletas

Vi algumas bicicletas interessantes, mas o vosso olhar perito deve ser bem melhor que o meu nestas coisas. O que me sugeririam, a partir da lista que aqui tenho? Obrigado pela ajuda!

Nordic N20 a 199 euros, muito gira a meu ver, tem 6 velocidades, adaptada à minha altura pelos vistos (não conheço a loja, não sei se é fiável)
http://gobybike.eu/store/#ecwid:category=0&mode=product&product=15940046

Nordic N20 a 229 euros, não percebi muito bem a diferença com a anterior, provavelmente coisas técnicas fora do meu alcance a nível de compreensão
http://gobybike.eu/store/#ecwid:category=0&mode=product&product=13193121

Berg 2.1 Easy (Decathlon, creio eu)

B'twin B'fold 5 (Decathlon também)
http://www.decathlon.fr/velo-ville-pliant-bfold-5-id_8202740.html

Hoptown 5 (curiosamente o site português da Decathlon não me consegue mostrar as bicicletas dobráveis Shocked )
http://www.decathlon.fr/velo-pliant-hoptown-5-cappuccino-id_8166534.html

Dahon Eco C6 a 314 euros (já estou a ultrapassar o orçamento-limite, mas enfim)
http://www.bikeos.pt/index.php/bicicletas/dobraveis/bicicleta-dobravel-dahon-eco-c6.html

Nalguns casos, vi comentários aqui no fórum sobre uma ou mais destas bicicletas, mas mesmo assim fico com alguma indecisão ao comparar estes modelos. A Dahon Eco C6 foi referida por um forista como sendo de excluir (não cheguei a perceber porquê), a Nordic é pouco conhecida (mas o tópico que a ela se refere é de outubro - alguém entretanto experimetou?), pronto tudo isto para dizer que continuo um pouco na dúvida.

Muito obrigado desde já
Cumprimentos
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Mensagem  AFerreira Sáb Mar 16, 2013 5:05 pm

Boas!

Apenas alguns esclarecimentos.

As Nordic têm bom aspeto mas nunca vi e não conheço.

A Berg 2.1 easy é da Sport Zone, é uma bicilceta de gama de entrada com quadro de alúminio e com 6 velocidades.

A B'twin B'fold não tenho a certeza, mas penso que o quadro é de ferro, portanto à partida mais pesado, as mudanças devem ser 6 e equivalentes à Berg.

A B'twin Hoptown 5 é de alúminio, tem 7 velocidades (vale o que vale), o sistema de fechos é bastante bom.

A Dahon, é uma entrada de gama e deve vir despida de equipamento.

Conclusões:

A diferença entre 6 e 7 velocidades pode ser apenas na suavidade de passagem de mudança para mudança, na de 6 é mais percetível a diferença entre as mudanças, no entanto para subir, a velocidade 1 pode ser igual nas duas cassetes (exemplo: 25 dentes) e na última mudança, 6 ou 7 consoante o caso pode acontecer o mesmo. Não sei se fui muito claro na explicação.

Ao nível de equipamento a Hoptown parece-me ser a melhor opção, pela qualidade de construção, vem com guarda-lamas e porta bagagens, que são opções na Dahon (penso eu).

As Nordic não são de descartar, é uma questão de ter oportunidade para experimentar.

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Mensagem  fonsecarlos Dom Mar 17, 2013 3:06 pm

A Dahon já tem o equipamento de serie.

Eu optei por uma Dahon por ser uma marca com tradição e especializada nas dobráveis.

Gosto dos pormenores e do acabamento.

Não que dizer que não haja boas opções nas outras marcas,


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Mensagem  vhugocosta Seg Mar 18, 2013 7:25 am

Antes de mais tens de te mentalizar de uma coisa, infelizmente por 300 euros não vais comprar nenhuma especialidade, vais comprar uma dobrável de 300 euros por isso não esperes milagres, e falo por experiência própria.

Imagino que se estás a optar por uma dobrável, também seja pelo factor espaço, e em parte será nisso que te deverás focar, ou seja, um bom sistema de dobrágem pois quase tudo o resto são peças de desgaste que vais mudando com o tempo.

Perante as opções que colocas, a minha opinião é a seguinte:

NORDIC N20B ou N20P (acho que é por causa da cor B=branco e P=preto), Não conheço, os componentes são idênticos aos que encontras em outras bicicletas da mesma gama, continuo a duvidar no peso mas lá está, não sei se isso é importente para ti.

O sistema de dobrágem é normal, embora penalizado por dobrar o guidador para dentro, o que faz com que não consiga compactar bem. Perante o preço é bem interessante a proposta.

Tenta experimentar antes de comprar, pedala vê coo te sentes, dobra, desdobra, anda com ela dobrada, sente o peso. Nada consegue substituir isso.

A BFOLD, é entrada de gama da DECATHLON como apresentas a HOPTOWN como opção acho que podes descartar a BFOLD, a diferença no preço compensa.

HOPTOWN, testada, e comprovada por milhares de pessoas, é uma das melhores opções e atenção que está prestes a desaparecer do catalogo com a entrada das TILT, acho que é uma muito boa escolha. Tens qualidade, um peso adequado, penaliza na minha opinião mais um vez por dobrar o guiador para dentro mas ainda assim, a melhor compra, mas certamente terás outras pessoas aqui no forum que poderão falar melhor dela. Tem 7 velocodades o que é mais vantajoso é sempre mais uma...

BERG, esquece, já a vi e é fraquinha.

A DAHON, contas com sistemas de dobragem patenteados e eficazes embora não te possa falar deste modelo em concreto, anos de experiência entre outros detalhes importantissimos que á primeira vista não os tens em conta. O quadro é em aço mas isso não quer dizer rigorosamente nada pois tudo depende da qualidade das ligas. Não deixa de ser de gama baixa mas irás muito bem servido.

Perante o cenário, ficas com a HOPTOWN e a DAHON como primeira escolha e a NORDIC caso não queiras gastar tanto dinheiro numa bicicletas.

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Mensagem  jmnp Seg Mar 18, 2013 9:44 am

Caros vhugocosta, fonsecarlos e AFerreira, muito obrigado pelas vossas respostas que me ajudam bastante. O processo de escolha ainda vai demorar umas semanas, e entretanto já houve uma evolução na minha cabecinha, que é: "ok, aceito pagar mais para ter um produto de qualidade". Pelos comentários que fui lendo neste fórum e noutros, vale realmente a pena investir mais, pois o que não quero mesmo é ter de me deslocar várias vezes à loja para trocar peças e pedir que me reajustem não sei o quê.

A Nordic, apesar de pouco conhecida, continua a interessar-me e a intrigar-me, mas se não puder experimentá-la ao vivo (só a encontro em lojas online), dificilmente irei comprá-la. O peso, em princípio, não é muito importante, mas entre o que digo hoje e o uso que vou fazer dentro de 6 meses pode haver uma grande diferença. A compactação é importante, pois quero arrumar a bike na minha dispensa, que é pequenina.

Ontem aconselharam-me a Dahon D7HG (659 euros), e a Mu P8 (548 euros).
E uma outra hipótese veio-me à cabeça: a eléctrica dobrável Monty EF-37 (899 euros - olhem, para quem não queria ultrapassar 300 euros, nota-se que ando um pouco desorientado Embarassed ), que tem muito poucos comentários pela net. Mas lá está, bateria, troca da bateria dentro de um ano, etc. etc., e pumba mais manutenção. Mas ajudava bastante para as subidas, digo eu. Amanhã vou a uma loja em Lisboa para ver coisas de forma mais concreta, como dizes vhugocosta nada substitui a experimentação ao vivo.

Cumprimentos

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Mensagem  PA Seg Mar 18, 2013 11:10 am


Se não queres gastar mais de 300€, não compres novo, numa loja de confiança compra uma em 2ª mão, contudo tem de ser uma loja que te dê um bom apoio tecnico.

O que pode ser um grande problema nas bicicletas dobraveis são as folgas nas articulações, porque os componentes geralmente como são de gamas baixas ou media/ baixa até são baratos.

Visita a Loja das Bicicletas (LDB), costumam ter Dahons usadas à venda, provenientes de trocas por Bromptons.
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Mensagem  Caldeirao Ter Mar 19, 2013 5:44 am

Boas,
Eu tive todas as dúvidas aqui apresentadas e depois da ajuda que recebi aqui no fórum, fiz uma pré-seleção entre a Dahon speed D7 e a Tilt que estava a sair no mercado.
Razão desta escolha:
Em primeiro lugar o orçamento que rondava os 400€ e em segundo a qualidade das Dahon testemunhada por vários forumeiros.
Acabei por escolher a Tilt, porque não sendo propriamente um especialista em bicicletas, agradou-me a garantia e assistência da Decathlon, experimentei a bicicleta e dobra-se que é um mimo e porque tinha uma das caraterísticas que mais me interessava, o cubo de mudanças interno (na minha cidade chegam as 3 que trás).
A Dahon teria que vir do exterior (para vir ao mesmo preço da Tilt, já que na loja "oficial" em Lisboa custa mais 100€) e embora pareça ser uma excelente bicicleta foi preterida pelas razões acima apresentadas.

Assim, penso ser essencial definires o orçamento e caraterísticas pretendidas na bicicleta. A escolha torna-se depois bastante mais fácil.
Cumprimentos
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Mensagem  vhugocosta Ter Mar 19, 2013 6:16 am

Bem, suspeito que sou optaria pela MU P8, primeiro porque estarias a comprar um quadro muito bom, leve dependendo da montagem consegues chegar aos 8/9Kg embora como é obvio não será pelos 550 euros, mas como eu te disse antes, o importante é a base, o resto se ganhares carinho a estas coisas vais mudando e melhorando, embora ela de origem já é bastante boa.

Faz o seguinte:

Experimenta uma P8 e as outras e de certeza que vais notar a diferença.

Sobre a TILT já experimentei, gostei muito da bicicleta, bastante sólida/robusta e mais do que nada inovadora em alguns aspectos. Mas com isto torna-se limitada, dependendo daquilo que pretendas fazer pode ser a tua escolha perfeita tal como foi para o Caldeirao ou não...



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Mensagem  jmnp Qui Mar 21, 2013 11:09 am

Agradeço mais uma vez a ajuda e os conselhos. Esta semana não consegui arranjar tempo para ir experimentar bicicletas, mas até ao final do mês vou tentar seleccionar as que mais me agradam, depois farei a escolha final, e por fim virei aqui dizer quem é a eleita Very Happy

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Mensagem  jmnp Qui Abr 11, 2013 3:06 am

Bom dia a todos,

Depois de algum tempo de hesitação, estou finalmente em vias de decidir qual vai ser a minha dobrável: a Dahon Speed D7 ou a Dahon Vitesse D7, que me parecem boas escolhas a nível de qualidade-preço. A minha hesitação entre os dois vem de que me parecem relativamente semelhantes e não percebo bem qual é a diferença. A Speed é mais barata e tem porta-bagagens, o que me agrada bastante, a Vitesse é mais cara e não tem. Nas duas, parece-me, vou ter que trocar o reflector da frente por uma lanterna como deve ser. Alguma sugestão que me permita escolher entre as duas? Quanto ao uso, depois de reflectir bastante, acho que não vou necessariamente percorrer os 7 km diários mas ir de autocarro e utilizar a bicicleta no fim da deslocação, num trajecto que me demoram quase 20 minutos a pé e alonga inutilmente o tempo de deslocação casa-trabalho. Mas haverá dias que, provavelmente, me irá apetecer fazer o trajecto todo de bicicleta.

Cumps

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Mensagem  jveiga Dom Abr 14, 2013 5:06 pm

Boas:

Se for a site da Dahon pode ver as especificações de uma e outra. De qualquer forma, a Vitess é em alumínio e a Speed 7 é em chromoly (nem sei como isto se escreve em português Smile). Eu tenho uma Vitess (aliás, 2 Smile), com algumas melhorias, e gosto muito. Ó único senão é o facto do prato da pedaleira ser avantajado, o que é ótimo em "terreno" plano mas complica quando se que começa a ter que subir um pouco mais, de forma continuada. O rack traseiro é funcional mas a minha opção, pelo menos para já, é a leveza. Se está a pensar em transportá-la no autocarro esse fator pode ser importante. Como comprei as minhas no OLX, com ganhos razoáveis, digo-lhe (não sei se ainda está à venda) que havia por lá uma Vitess Claud, com aspeto de nova, toda equipada. O preço pareceu-me exagerado mas talvez seja negociável.

Faça uma boa escola e divirta-se, que é o mais relevante.

Cump,

JV

Ps o modelo atual da Vitess e D8. É um detalhe importante porque na D7 para fazer o ugrade para D8 tem de mudar o cubo da roda. Não me parece muito relevante mas...
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