Dobráveis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada

2 participantes

Ir para baixo

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada Empty Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada

Mensagem  nobody_here Sáb Jun 13, 2015 2:01 pm

Boas pessoal

Vou deixar aqui um relato e umas fotos de um projeto que anda na forja já á uns tempos, fui pesquisando, reunindo e comprando o material necessário até que finalmente arranjei tempo e com todo o material disponivél lancei-me na montagem.

A ideia era fazer uma dobrável de touring para passeios, partindo de uma Hoptown 5.

Em traços gerais seria:

- Aumentar a capacidade de carga, montando alforges e bolsa de guiador.
- Pneus de qualidade comprovada para tentar evitar ao máximo furos.
- Sistema de iluminação alimentada por cubo de dínamo.
- Istalação de outro tipo de guiador mais confortávél.
- E principalmente aumentar o numero e desmultiplicação de velocidades.

Assim com um desviador traseiro Alívio, uma roda com cubo para cassete, uma cassete de 9 velocidades 11/32,  uma pedaleira tripla, 48/38/28, desviador frontal SLX direct mount e manipulos Shimano Alívio, ficou alterado o sistema de velocidades.

Levou uma roda frontal com cubo de dínamo Shimano e levou luz frontal e traseira alimentadas por este e fiz a instalação passando parte dos fios por dentro do quadro.

Instalei um guiador de touring, o chamado borboleta, que permite várias posições das mãos.

Troquei todo o sistema de travagem desde as manetes, cabos , bichas, calços, tudo Shimano.

Pedais de encaixe SPD com plataformas para andar sem os sapatos de encaixe.

E básicamente foram 2 dias a montar, tirar, experimentar, voltar a montar, testar voltar a errar até deixar tudo como eu queria, afinado todo o sistema de tavagem que ficou espetacular, afinar todo o sistema de velocidades, agora 3x9 Vel.

Agora segunda feita vou fazer a minha viagem até ao trabalho e depois gostava de começar a experimentar tiradas mais longas para ver se a minha ideia de uma dobrável touring para viajar é viável ou não.

Deixo umas fotos do trabalho feito e do resultado por enquanto final:

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0076

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0071

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0073

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0072

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0074

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0070

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0069

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0065_1

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0064_1

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0063_1

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0067_1

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0068

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0060_1

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0058_1

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0055_1

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0078

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0061_1

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada DSC_0059_1
nobody_here
nobody_here

Mensagens : 56
Data de inscrição : 10/10/2014
Idade : 54
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada Empty Re: Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada

Mensagem  Mario JP Seg Jun 15, 2015 8:25 am

Ficou bonita e invejo a capacidade de realização implícita. Há opções no entanto que, ou estou a ver mal, ou poderão ter pouca justificação. A primeira é a pedaleira tripla. Com a cassete de 9 velocidades parece-me poder faltar mais dentes à frente que poucos. Numa boa descida os 48 dentes devem esgotar perto dos 35 km/h e as pedaleiras com menos dentes devem ter pouca utilização. Não é assim? A outra opção é a de iluminação por dinamo. A ideia que tenho é que só aumenta o peso em relação a uma das situações led/pilha existentes. Eu não tenho iluminação na minha pois não me vejo a andar à noite (tenho medo de levar uma cacetada Smile e também não faço uso da bicicleta nessa altura do dia) mas à partida tenho a impressão que a solução com o dínamo não é vantajosa. Estou enganado? Desde já peço que estas minhas observações não sejam assumidas como criticas mas apenas para tentar perceber as soluções.

Mario JP

Mensagens : 88
Data de inscrição : 08/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada Empty Re: Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada

Mensagem  nobody_here Seg Jun 15, 2015 12:14 pm

Boas Mario

è verdade que em relação á roda com dínamo era desnecessário e a questão da pedaleira tripla tb não é nada que se assemelhe á descoberta do petróleo, básicamente foi pegar em coisas que tinha cá por casa e experimentar, aproveitar para aprender e fazer coisas .......enfim embora eu trabalhe 12 horas por dias, inclusíve alguns fins de semana, parece que afinal ainda tenho tempo de sobra para me dedicar a estas brincadeiras.

Já tive oportunidade entretanto de experimentar a máquina, e a direito não consegui perceber quando esgoto as mudanças, sei que a subir fiquei com muito mais opções e experimentando em algumas subidas que tenho perto de casa consegue-se subir de uma maneira completamente diferente.

Enfim vamos a ver se fico com um brinquedo que me permita enfrentar distancias em estrada maiores e com mais facilidade.

Abraço
nobody_here
nobody_here

Mensagens : 56
Data de inscrição : 10/10/2014
Idade : 54
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada Empty Re: Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada

Mensagem  Mario JP Ter Jun 16, 2015 8:24 am

Força aí, tomara eu ter jeito para o "faça você mesmo" Smile
Em termos de pedaleira/cassete tenho as mesmas relações que inicialmente vieram com a bicicleta:52T e 11/32 com 8 velocidades. Como lhe introduzi o motor eléctrico o que gostava mesmo era de mudar a pedaleira para uma de 54 ou 56 (parece não haver para a minha solução) ou outra cassete permitindo maior velocidade (não sei se existe alguma coisa com menos de 11 dentes que dê para a minha). O que se passa é que na prática não dou uso aos carretos 24/28/32. Alguma sugestão?


Mario JP

Mensagens : 88
Data de inscrição : 08/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada Empty Re: Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada

Mensagem  nobody_here Ter Jun 16, 2015 12:30 pm

Boas Mário

Realmente com menos de 11T não sei se existe, eu pelo menos não me lembro de ver, mas existe umas lojas inglesas que tem muita coisa, pode ser que por lá exista alguma coisa é questão de procurar, atenção que se mandar vir alguma coisa atenção aos portes.......São um bocado caros.

nobody_here
nobody_here

Mensagens : 56
Data de inscrição : 10/10/2014
Idade : 54
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada Empty Re: Btwin Hoptown 5 adulterada e vitaminada

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos