Dobráveis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca da pedaleira de origem - feedback

2 participantes

Ir para baixo

Troca da pedaleira de origem - feedback Empty Troca da pedaleira de origem - feedback

Mensagem  Dobráveis Seg maio 28, 2012 7:18 pm

Boas.

A questão da transmissão nas dobráveis surge regularmente em conversas que costumo ter com outros utilizadores.

Por norma... o que mais ouço é «gostava que ela tivesse mais uma ou duas mudanças para poder enfrentar algumas subidas mais íngremes que apanho».
Ora... concordo plenamente pois eu tb sou um dos que dizia o mesmo.
E digo dizia porque decidi resolver esse "problema" na minha Hoopy.

A minha transmissão traseira é feita por um cubo de 7 velocidades Nexus da Shimano... portanto aqui não havia nada para mexer.
Após umas dicas do user Paulo Aroeira, resolvi mudar a minha pedaleira de origem com 52 dentes para uma pedaleira da Brompton com 50 dentes.


Troca da pedaleira de origem - feedback 20120528121909


Para já o que posso adiantar é que a mudança vale a pena... bastante.
No meu caso... eu queria aumentar a capacidade de subida mas sem perder mta capacidade de rolamento em plano e descidas.
Com esta pedaleira consegui exactamente isso.

Penso que poderia ir até 48 dentes, aumentando ainda mais a capacidade de subir e tendo ainda um aceitável poder de rolamento em plano.
Infelizmente a Brompton não tem pedaleiras de 48 dentes... passa logo de 50 para 44 dentes e nesse caso a redução era brutal.
Claro que subia tudo que era uma maravilha mas dps para rolar a direito e principalmente a descer era um martírio... com a 7ª a atingir pouquíssima velocidade e eu a pedalar bastante rápido.

Claro que pesquisando arranja-se sempre uma ou outra pedaleira completa, sem ser da Brompton, mas mesmo assim estes pratos únicos e com os recortes visuais normais de ver nas dobráveis não são fáceis de arranjar.
Por exemplo... uma pedaleira de uma bicicleta convencional, independentemente do numero de dentes, não acho que fica bem numa dobrável.
Convém ser do mesmo género que vinha de origem... pelo menos este é a minha maneira de ver e o meu gosto.
Por isso... fiquei-me por esta da Brompton e que tinha a compatibilidade assegurada.

As diferenças notam-se... o pedalar está mais suave e não tão pesado.
E apesar de ser só dois dentes noto, agora, que a faixa das velocidades está bem "escalonada" com esta combinação.
Consigo agora rolar uma ou duas velocidades acima, ou seja, mais pesadas do que costumava rolar em determinados locais da cidade.
E subidas íngremes fazem-se agora mais facilmente.

Segundo uma das dicas que o Paulo Aroeira me deu foi de que para se ter mais ou menos uma ideia da relação... por cada dente incrementado ou retirado á pedaleira... equivale a 3 dentes na transmissão traseira (cassete ou cubo).

Portanto... no meu caso, retirei dois o que fez "aumentar" 6 dentes atrás.



Em relação ao preço da pedaleira... não achei caro, visto até ser um produto da Brompton.
O conjunto completo, pedaleira e cranks custou 69€.

Espero que este pequeno relato ajude a elucidar mais ou menos quem possa estar com a intenção de mudar de pedaleira.

Abraço.
Dobráveis
Dobráveis
Admin

Mensagens : 178
Data de inscrição : 11/12/2010
Idade : 51
Localização : Lisboa

http://dobraveis.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Troca da pedaleira de origem - feedback Empty Re: Troca da pedaleira de origem - feedback

Mensagem  PA Ter maio 29, 2012 6:17 am

Ainda bem que o upgrade resultou, agora pensa nos pedais, para subires com eficiencia e segurança tens de ter maior grip e esses que tens teem pouca aderencia.

Abraço
PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Troca da pedaleira de origem - feedback Empty Re: Troca da pedaleira de origem - feedback

Mensagem  Dobráveis Ter maio 29, 2012 4:17 pm

Pois... o que estes têm de bom é o facto de recolherem.

Tenho de ver o que se arranja por aí.
Dobráveis
Dobráveis
Admin

Mensagens : 178
Data de inscrição : 11/12/2010
Idade : 51
Localização : Lisboa

http://dobraveis.foruns.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Troca da pedaleira de origem - feedback Empty TROCA DE PEDAIS

Mensagem  PA Qua maio 30, 2012 3:21 am

http://forums.vr-zone.com/photopost/data/500/medium/Dahon_pedal_.JPG

Os pedais desencaixam, ficam so os suportes nos cranks- soberbo

Alias, a modo de "provocação", como a tua maquina já não é qualquer coisa, porque não avançar para os pedais acima apresentados (não consigo colocar imagens) + um par de pneus (por exemplo iguais aos meus - Hutchinson agora em promoção na DECTH por 17€/ cada (são mais leves, mais rolantes, do que os Kenda montados de origem alem de que mantêm o amortecimento, se não vivesses em Lisboa recomendava mesmo uns Schwalbe Kojak), mais um selim da Brooks - alias estiveste na LBD, não sei se o sr. Luis te mostrou uma dobravel branca que lá está em exposiçao (as alteraçoes foram eles que as efectuaram, montagem do RP23, suportes travoes disco, rodas, pintura....), reparaste o selim da Brooks que tem montado, para ti é o modelo indicado (na minha opnião) pois o teu quadro é em aluminio logo mais rigido (sendo desconfortavel, alem de que montamos roda 20, que têm grande velocidade vertical) e com este modelo de selim irias incrementar imenso o conforto - logo o prazer de rolar.
O teu investimento inicial justifica este acrescimo, pois contas feitas no final, não tens no mercado por esse valor nada equivalente.
PA
PA

Mensagens : 104
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Troca da pedaleira de origem - feedback Empty Re: Troca da pedaleira de origem - feedback

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos