Dobráveis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dahon Vybe: guiador e mudanças

2 participantes

Ir para baixo

Dahon Vybe: guiador e mudanças Empty Dahon Vybe: guiador e mudanças

Mensagem  Safari Qui Set 05, 2013 12:45 pm

Comprei recentemente uma Dahon Vybe e há duas questões que gostaria de saber se alguém me consegue esclarecer:

A primeira tem a ver com a altura do guiador. Habituada a uma B'Fold 5, a transição para a Dahon não foi das mais agradáveis pois pedalo numa posição muito mais curvada, o que obriga a uma maior pressão nos pulsos. Resultado: dores nas costas.

Já procurei algumas soluções na net e, em alguns manuais da Dahon falam de um "Veio VRO" que pode ser fixado à barra do guiador e adaptá-lo assim à altura do ciclista ou o "Veio Flat Pack", para ajustar o ângulo do guiador. Alguém já utilizou algum ? Têm alguma sugestão que permita resolver este problema ?

A segunda questão, está relacionada com as mudanças ... e, mais uma vez, a comparação com a B'Fold 5. Faço a subida do El Corte Ingles para o EP de Lisboa quase todos os dias e, com a "mudança da velhinha" da B'Fold a coisa parecia mais fácil. Pedalava muito mas, com pouco esforço. No caso da Dahon, não acontece o mesmo e, mesmo na 1ª mudança, parece que o esforço é muito maior (ao ponto de ter confirmado várias vezes se estaria com a mudança correcta).

Como não percebo nada de mecânica de bicicletas e características técnicas, queria saber se algum de vós tem alguma sugestão ou explicação para isto.

Se ajudar, deixo aqui as especificações da Vybe porque há termos que estão muito para além da minha compreensão
http://dahon.com/mainnav/folding-bikes/single-view/bike/vybe_c7a-1.html

Safari

Mensagens : 18
Data de inscrição : 30/08/2013
Idade : 41
Localização : Campolide, Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Dahon Vybe: guiador e mudanças Empty Re: Dahon Vybe: guiador e mudanças

Mensagem  Julio Santos Qui Set 12, 2013 4:10 pm

Boas,
em relação às mudanças podes torna-las "mais leves" trocando a roda pedaleira (a da frente) por uma com menos dentes.
Ou então trocar a cassete atrás.
Há muitos sites na net para calcular a relação de transmissão.
este por exemplo: http://www.bikecalc.com/gear_meters_of_development

quanto à posição de condução também estou a fazer umas alterações na minha nova dobrável em busca da posição ideal para mim. sei exactamente a que dores nas costas te referes Smile
há 3 maneiras de abordar a questão:
- coluna de direcção (não sei quais são as opções para a marca mas no representante devem informar-te)
- adaptando um avanço diferente (se a coluna de direcção o permitir)
- colocando um guiador elevado
atenção aos cabos e à dobragem para não causarem incompatibilidades.

esses veios vro e flat pack não conheço especificamente... o que são? são avanços de direcção reguláveis?
cumps
Julio

Julio Santos

Mensagens : 43
Data de inscrição : 08/08/2012
Localização : Algés

Ir para o topo Ir para baixo

Dahon Vybe: guiador e mudanças Empty Re: Dahon Vybe: guiador e mudanças

Mensagem  Safari Sex Set 13, 2013 5:53 am

Olá Júlio,

Antes de mais obrigado pelos esclarecimentos! Acabei por regressar à loja e pedir para trocar a dobrável por outra... Depois de ter experimentado todas as Dahon da loja, lá me decidi pela Curve D3 que acaba por servir o propósito e é mais adequada à minha estatura de palmo e meio lol! 

- Mais leve (cerca de 11 Kg)
- Roda 16 com pneus schwalbe big apple (reza a lenta que são muito resistentes)
- Guiador regulável em altura


Cheguei à conclusão que a soma do custo da alteração da coluna de direcção + guiador elevado acabaria por ficar mais caro e não compensava o investimento.

Quanto aos veio VRO e Flat Pack, pelo que pude perceber (não esquecer que sou bastante leiga na matéria), o primeiro é um fixador que serve para que a barra do guiador possa ser adaptada à posição do ciclista; o segundo serve para ajustar a barra do guiador em qualquer direcção, permitindo assim mudar a posição de condução (mais direito para condução de lazer ou mais inclinado para condução de competição).

Mas, deixo-te aqui o link para o manual http://dahon.com/mainnav/dahon-support/manuals.html

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!





Safari

Mensagens : 18
Data de inscrição : 30/08/2013
Idade : 41
Localização : Campolide, Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Dahon Vybe: guiador e mudanças Empty Re: Dahon Vybe: guiador e mudanças

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos